Historial - Convivios - Patrocinios - Livro de visitas - Próximo evento

HISTORIAL DO CONVIVIO DOS AMIGOS DE ANSIÃO E TERRAS DA SICÓ

Em Genebra, no dia 13 de Maio de 1999, mais própriamente, quinta-feira de Assunção, nasceu o convívio dos Amigos de Ansião.
Fundado por um pequeno grupo da freguesia de S. Tiago da Guarda, residentes em Genebra, decidiram comemorar este dia de tradição bem antiga e ainda hoje é conhecido pelo dia das Merendas, na região de S. Tiago.
Após a primeira edição e até ao ano de 2003 não voltou a ser feito. Esperando talvez uns pelos outros para realizar este evento.
Foi então que no principio do ano 2003 o grupo fundador meteu os pés ao caminho e deciciu continuar a realizar o convivio dos Amigos de Ansião, o qual teve lugar no dia 28 de Maio, domingo de Pentecôstes, do mêsmo ano.
A razão pela qual muda-mos da quinta-feira de Assunção para 10 dias depois, foi simplesmente, porque a seguir au domingo de Pentecôstes, na segunda-feira é feriado na Suiça.
Foi então, que a partir desse momento, começamos a alargar o convite para as outras freguesias vizinhas, temos também feito passar a mensagem a todos os oriundos da região do Val da Sicó, residentes na Suiça e França fronteiriça.
A divulgação deste convívio tem sido feita pessoalmente e também através dos jornais regionais, ou seja o Jornal da Luz e o Serras de Ansião.
Valeu e vale a pena toda esta divulgação, até porque todos os anos o número de participantes tem aumentado substâncialmente, comparado com o convívio de 1999 em que era-mos, mais ou menos, 20 pessoas, hoje, entre grandes e pequenos, ultrapaçamos ja os cem participantes.
No ano de 2006 tivemos connosco um convidado especial, o Padre Armando, que nos honrou com a sua presença.
Em 2007, contamos com a presença de pessoas de outras freguesias, tais como: S. Tiago da Guarda, Serra de Mouro, Lagarteira, Torre de Val Todos, Alvôrge, Pombalinho, Soúre e Degracias, sendo os participantes residentes na Suiça e França vizinha, tendo certos convivas feito mesmo algumas dezenas de kilómetros para se juntarem a esta grande confraternização. Também é do nosso conhecimento que existem muitas mais pessoas que habitam nestas regiões, mas infelizmente, não sabemos como contacta-los.
A participação neste convívio, para além dos naturais das Terras de Sicó, estendeu-se também aos seus amigos, ou seja aos amigos dos Amigos de Ansião, alguns dos quais já nos acompanham desde o início, estando sempre prontos para ajudarem em tudo que for necessário, dizendo mesmo sentirem-se bem na convivência com as gentes destas terras, o que para nós é um grande orgulho e pelo qual lhes dizemos desde já, muito obrigado.
Este convívio, foi baptizado com o nome de Amigos de Ansião, talvez porque é o concelho mais centrado da região.
Independentemente da origem e da organização, ter sido em Genebra, nada impéde que em outra ocasião possa vir a ser organizado em outro cantão da Suiça, ou mesmo na França vizinha.
Até 2006 não havia nenhuma Direcção Organizadora Oficial, mas devido ao aumento substancial dos participantes neste últimos anos, tomamos a decisão de formar uma Comissão Organizadora, que é constituida por 4 pessoas, cujo mandato tem a duração miníma de 2 anos, com a possibilidade de prolongação, em comum acordo.
Muitas vezes ouvem-se frases, tais como: -“é pá!... já faz uns anos que não nos via-mos.? Os teus filhos eram bébés e já estão adultos!”, é também o contacto entre os jovens da mesma região. Enfim é um dia de festa, onde se trocam impressões, contam-se novidades, jogam-se jogos tradicionais da região, como o jogo da malha e outros mais.
O valor deste convívio, não está naquilo que comemos e bebemos juntos, mas sim no encontro e na confraternização com a gente da mesma região, onde muitos já não se encontravam á alguns anos.


Euclides Antunes




Copyright 2014